• Campanha Certificação Digital 1
  • SERVIÇO_Solicite um Orçamento Gráfico
  • Serviços_Banner Gestão Documental
  • Campanha Certificação Digital_Banner 2

Notícias

25/10/2017 15:40

20ª Abio Técnica debate certificação digital

Na abertura da 20ª Abio Técnica, realizada pela Associação Brasileira de Imprensas Oficiais, na última quinta-feira (19), quatro especialistas da área de tecnologia discutiram sobre as constantes mudanças pela qual o mundo e a sociedade passam, especificamente as que são em decorrência do aumento da digitalização de documentos, sistemas de mercado e identificação de dados.

Antonio Cangiano, diretor executivo da Associação Nacional de Certificação Digital, abordou os benefícios que a substituição do papel pelo certificado digital traz para empresas e também para o cidadão comum. O diretor executivo também discursou sobre o uso da certificação digital pela Imprensa Oficial, já que enxerga a digitalização dos importantes documentos e informações veiculados pelo órgão como um ato de grande interesse público.

Em seguida, Eduardo Vasconcelos, chefe da Seção de Certificação Digital da Empresa Gráfica da Bahia - Egba, apresentou o Mobile ID, que possibilita certificação digital no smartphone. O serviço permite a autenticação do usuário e assinatura de documentos por meio eletrônico, diretamente dos dispositivos móveis, com validade jurídica, preparando pessoas e empresas para o futuro. “A mobilidade se tornou palavra-chave no cotidiano das pessoas e o número de smartphones no Brasil irá se igualar, em novembro deste ano, à quantidade da população brasileira. Nesse contexto, os dispositivos móveis são cada vez mais convenientes às pessoas, o que torna o Mobile ID uma ferramenta necessária na nova era digital”, afirmou.

Eduardo Vasconcelos participou da reunião da Abio juntamente com o diretor técnico da Egba, Marcos Emílio Barbosa dos Santos; e o diretor administrativo-financeiro, Lucano Correia Leite de Britto; além do gerente de Tecnologia da Informação Ícaro Lutigards; do assessor de Planejamento e Gestão, Antonio José Santana, e do representante da Diretoria Geral Nelson Andrade Neto.  A cartilha Mobile ID – Serviço de Identificação em Dispositivos Móveis, com informações sobre benefícios e diferenciais do serviço, foi distribuída no evento pelos representantes da Egba,  

Participante da Abio Técnica, o coordenador de Tecnologia e Informação da Imprensa Nacional, Symball de Oliveira, comentou sobre a digitalização do Diário Oficial da União. “O diário eletrônico é certificado e possui toda a segurança e autenticidade nas informações que recebemos e transmitimos por ele. Essa nova fase já está totalmente consolidada (...)”

Há 13 anos no mercado de certificação digital, João Paulo Foini, gerente de Produtos de Tecnologia da Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, compartilhou com os participantes o funcionamento da identificação funcional. “Trabalhamos com, por exemplo, a fusão do crachá com certificação digital. Um único cartão serve para uma infinidade de funções e pode auxiliar com empresas que possuem diferentes demandas”, explicou.

A Imprensa Oficial do Estado de São Paulo foi pioneira no uso desse mecanismo, depois vieram o Ministério da Fazenda, Fundação Casa, Polícia Civil de São Paulo, Tribunal de Contas, Defensoria Pública e Tribunal de Justiça. São mais de 90 mil certificados ativos hoje em dia.

 

Texto elaborado com informações do site da Associação Brasileira de Imprensas Oficiais (Abio): www.abio.com.br

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.