• Campanha Certificação Digital 1
  • SERVIÇO_Solicite um Orçamento Gráfico
  • Serviços_Banner Gestão Documental
  • Campanha Certificação Digital_Banner 2

Notícias

08/11/2013 11:00

Representantes da Rede de Boletins Oficiais Americanos reúnem-se em São Paulo

Representantes do Brasil, Chile, México, Uruguai e Espanha, integrantes da Rede de Boletins Oficiais Americanos (Redboa), participam até o dia 8 de novembro, sexta-feira, do sexto fórum da Redboa, este ano realizado em São Paulo. A abertura do evento aconteceu dia 7 de novembro, quinta-feira, no Palácio dos Bandeirantes, onde os membros da Redboa foram recebidos pelo governador daquele estado, Geraldo Alckmin.

O governador destacou a importância histórica dos diários oficiais dos estados e sua função primordial de dar publicidade aos atos governamentais. Lembrou ainda que as imprensas oficiais têm avançado, incluindo em seu portfólio novos serviços, dentro da esfera de produtos digitais, como o de gestão de documentos - microfilmagem, digitalização e guarda de documentos. A atuação nesse segmento, permite às empresas clientes das imprensas oficiais terem acesso às informações relevantes com agilidade, facilidade, economia de tempo e de espaço reservado à guarda documental.

Na sequência, o presidente da Imprensa Oficial de São Paulo (Imesp), Marcos Monteiro, falou sobre a importância do encontro proporcionado pela Redboa, rede criada em 2008 com o objetivo de estabelecer cooperação e intercâmbio entre os dirigentes de imprensas oficiais. O presidente da RedBoa, Gonzalo Reboledo (Uruguai), que falou após o presidente da imprensa oficial paulista, elogiou o tempo de mandato na presidência da instituição - dois anos -, coerente no sentido de manter a renovação constante na instituição.

O sexto fórum da Redboa, coordenado pela Imesp, foi encerrado com apresentações e discussões sobre as ações realizadas em 2013, estatuto da rede, segurança dos sites das imprensas oficiais contra ataques de hackers, técnicas de evolução dos serviços do Diário Oficial, produtos alternativos e criação de guia de boas práticas, configuração do Portal Iberoamericano, evolução das formas de atendimento às demandas de informação do governo, assinatura eletrônica e segurança jurídica, difusão de informações nas redes sociais e posse do novo presidente da Redboa.

A 53a Reunião das Imprensas Oficiais do Brasil, que antecedeu à Redboa, também realizada em São Paulo, foi finalizada com representantes de 12 estados e Distrito Federal. No encontro, o presidente da Associação Brasileira de Imprensas Oficiais (Abio), Luiz Gonzaga, diretor-geral da Empresa Gráfica da Bahia (Egba), destacou a necessidade de superação a fim de vencer as dificuldades próprias das imprensas oficiais. "Somos um país com dimensões continentais, mas somos um único país", disse.

Participaram da 53a Reunião da Abio as imprensas oficiais do Rio Grande do Sul, São Paulo, Imprensa Nacional, Espírito Santo, Mato Grosso, Alagoas, Bahia, Sergipe, Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Pará e Amazonas.

Arquivos anexados:

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.