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História da EGBA

Foto Fachada CL




A Empresa Gráfica da Bahia (Egba) foi criada pela Lei n. 881, de 17 de maio de 1912, na condição de autarquia e denominada, inicialmente, Imprensa Oficial do Estado (IOE). Mas foi o dia da mudança – 7 de setembro de 1915 – para sua primeira sede, um sobrado construído na Rua da Misericórdia, Centro Histórico de Salvador, que ficou marcado com a data de aniversário da empresa.
Em 30 de outubro de 1915, a IOE publicou a primeira edição do Diário Oficial do Estado e, em 1931, mudou-se para sua segunda sede, na Praça Municipal. A partir de 1948, passou a chamar-se Imprensa Oficial da Bahia (IOB), pela Lei n. 92, de 30 de agosto, um órgão de serviço industrializado ligado à Secretaria do Interior e Justiça do Estado, e, em 1966, tornou-se órgão da administração centralizada, ligado ao Departamento de Administração Geral (DAG). Em 1972 aconteceram duas mudanças importantes para a IOB. 
Por força da Lei n. 3.037, de 3 de outubro, passa a ser denominada Empresa Gráfica da Bahia, empresa pública com personalidade jurídica de direito privado, capital exclusivo do Estado, patrimônio próprio, autonomia administrativa e financeira. No mesmo mês, a Egba é transferida para sua terceira sede, em uma área muito mais ampla, com 31 mil m2, onde permanece até hoje: na Rua Mello Moraes Filho, n. 189, Fazenda Grande Retiro.  
A Egba passou por vários momentos, refletindo o glamour da sua época ou integrada à efervescência cultural do momento, mas sempre acompanhando o desenvolvimento e os avanços tecnológicos que a levaram a modernizações constantes. Já foi espaço disputado por acadêmicos para vagas de revisor, a exemplo de Thales de Azevedo, Jayme Junqueira Ayres, Xavier Marques e Mílton Santos; este, presidente da Egba na década de 1960.
 As décadas de 1980 a 2010 foram decisivas para a modernização da Egba, que informatizou sua produção, introduziu novas tecnologias, implantou seu planejamento estratégico, criou novos serviços, capacitou seus funcionários, buscou e conquistou a certificação de seus serviços pela ISO 9001.
Tudo isso, sem esquecer seu papel social, realizando diversos projetos e desenvolvendo ações voltadas à comunidade da Fazenda Grande do Retiro, onde está instalada há mais de quatro décadas. Em 2015, a Egba comemorou 100 anos de existência, consolidando também a relação da empresa com a comunidade do entorno, que gentilmente permitiu registros fotográficos, abrindo as portas de suas casas, estabelecimentos comerciais, rodas de capoeiras, locais de oração, para que seu cotidiano pudesse ficar eternizado nas páginas do livro Fazenda Grande do Retiro – um passeio pelo bairro, lançado pela Egba em dezembro de 2014.
A Egba obteve, em janeiro de 2016, a certificação na Norma de Gestão de Serviços de Tecnologia de Informação - ISO/IEC 20.000-1. É, portanto, a primeira Imprensa Oficial do Brasil e a primeira empresa pública brasileira a ter essa certificação. A conquista é parte da busca da empresa por adequar-se à nova abordagem tecnológica que se impõe no momento.
Em julho de 2018, a Egba adquiriu imóvel de 12 mil m2, com três galpões e duas áreas administrativas, localizado na Av. Barros Reis, Bairro do Retiro, onde funcionava a antiga central de distribuição da Empresa Baiana de Alimentos (Ebal). Ampliar o armazenamento de documentos e processos do serviço de Gestão Documental, em franco crescimento na empresa foi o objetivo da aquisição.
A vantagem de adquirir um imóvel em boas condições de uso, exigindo um mínimo de adaptação, vai permitir à Egba a instalação no novo espaço em pouco tempo, com menos recursos, atendendo à urgência por ampliar o serviço de Gestão Documental. Atualmente, os dois galpões instalados na nossa sede, no Bairro da Fazenda Grande do Retiro, se encontram com capacidade praticamente esgotada, restando apenas 45 prateleiras vazias no galpão 1.
Em janeiro de 2019, a Egba instalou um posto no Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC) - Shopping da Bahia, com foco em Certificação Digital e Serviços Gráficos. Em uma área de 35m2, a empresa atende clientes segunda a sexta-feira, das 9h às 18h, e também aos sábados, das 9h às 13h.
No SAC, os clientes podem contar com o serviço de emissão de certificados digitais, com segurança, credibilidade e conforto. Também podem fazer encomendas do tipo gráfica rápida (cartões de visita, papelaria etc) ou outras mais complexas, como impressão de livros.
A inauguração do posto no SAC do shopping permitiu à Egba ampliar o horário para atender os clientes e, principalmente, facilitar o acesso destes aos seus serviços.
Em dezembro de 2019, Auditoria Externa garantiu à Egba a manutenção da certificação nas Normas ISO 9001 e ISO/IEC 20000-1, esta ligada a processos de informática.
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