• Campanha Certificação Digital 1
  • SERVIÇO_Solicite um Orçamento Gráfico
  • Serviços_Banner Gestão Documental
  • Campanha Certificação Digital_Banner 2

Notícias

07/01/2015 12:50

Egba comemora centenário com lançamento de livro e abertura de exposição fotográfica

O lançamento de um livro de fotografias e a abertura da exposição fotográfica homônima, com entrada franca, hoje (7 de janeiro), marcam o início das comemorações pelo centenário da Empresa Gráfica da Bahia (Egba), ligada à Casa Civil, Governo do Estado. São uma homenagem da empresa à comunidade da Fazenda Grande do Retiro, onde está instalada há 42 anos.

Com o título Fazenda Grande do Retiro - um Passeio pelo Bairro, o livro e a exposição contam com fotografias do fotojornalista baiano João Alvarez, que retrata o dia a dia no bairro de 53.805 habitantes, situado às margens da rodovia BR-324, acesso norte da cidade de Salvador. Em um amplo trabalho de fotografia documental e, a partir de aguçada observação pelas ruas e casas locais, Alvarez convida a interpretar a realidade pelas imagens captadas, revelando o "modo de ser" local.

As semelhanças entre a Fazenda Grande do Retiro e outras localidades de Salvador foram ressaltadas pelo fotógrafo. "Passeando pelo bairro eu redescobri a minha infância: me vi na meninada descalça jogando bola na rua e me deparei até com uma criação de galinhas dentro de casa. Vi um cavalo no meio da pista e um 'churrascão' bem no meio da rua. Não encontrei varanda gourmet, mas não faltou o WC!", brinca.

O sorriso escancarado ou contido das crianças, a descontração por vezes irreverente dos jovens adolescentes, as rugas e os olhares vividos dos idosos saltam das fotografias, envolvendo a todos na atmosfera típica local, vivenciada pelo fotógrafo. "À primeira vista, a Fazenda Grande do Retiro se apresenta áspera, refletindo o típico caos urbano com as calçadas cheias de gente e o comércio de rua. Nos fins de semana, o bairro transparece uma espécie de agitação relax que toma conta das pessoas e enche de vida os becos e as portas das casas."

A exposição prossegue até o dia 20 deste mês, no Palácio Rio Branco (Praça Municipal). O livro pode ser adquirido gratuitamente na Assessoria de Comunicação (Ascom) da Egba. Contatos: (71) 3116-2890/13 e ascom@egba.ba.gov.br..
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.